quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Um pouco de tudo um pouco de mim


Um pouco de tudo um pouco de mim

Sabe aquele “serzinho” que senta sozinho, bem quietinho no seu canto e não incomoda ninguém, eu era assim, um patinho feio no meio de tantos cisnes, me sentia assim, com medo de tudo e todos.
Muitas vezes olhava para os lados e não via nada, apenas aquela professora “Tia Emy”, uma senhora bastante idosa, que mais parecia uma avó e não uma professora. Mas ela era especial, pois fez eu ver um mundo um pouco mais colorido do que aquele que via.
UM patinho feio que queria ser bonito, lindo, vistoso. Eu queria “apreender” tudo o que estava a minha volta. Algumas coisas me deixavam nervosa, amedrontada, porque eu sabia que tinha tanta gente mais capaz naquela sala de aula. Eu era desengonçada, apavorada e calada, tinha medo de tudo até mesmo de falar.
Mas um dia a “Tia Emy” , apresentou uma pequena abelhinha que começava com a letra “A” foi a primeira letra que eu “apreendi” e La nos contou a história desta triste personagem, que se parecia muito comigo, ela não tinha uma asa e todos ficaram sensibilizados com aquilo, pois queríamos saber se algum dia poderíamos encontrá-la.
Ela nos explicou que sim, “todos seremos felizes”, inclusive a nossa abelhinha.
Ao longo da minha 1ª série, tive dúvidas que pude saná-las com o convívio entre colegas e professores, a partir daquele dia em que minha primeira professora abriu, ou me mostrou um mundo diferente, tive certeza de que um dia, quem sabe seria um cisne. Acreditei muito nisso e lutei com meu conhecimento pra ser diferente daquele patinho feio.
Os colegas, ah os colegas, foram eles que me mostraram que eu era muito importante naquela turma, pois eu tinha facilidade e ajudava-os muito, sempre estava disponível para ajudá-los, principalmente os retardatários.
Eu tinha uma dúvida muito grande...quando eu saberia todas as palavras, será que aprenderíamos todas as palavras da face da Terra, ou não conseguiríamos?
Ao longo do ano aquele patinho feio que sentava no meio da sala, começou a se transformar, sabia que algo dentro de mim, mudaria ao longo de minha vida, após aquela abelha e aquela querida professora, tudo se tornou diferente em minha vida.
No final do ano, conseguimos uma nova asa a nossa abelhinha, e nós já sabíamos ler e escrever, ali iniciou um novo mundo para todos os alunos da Tia Emy.
E, eu já não era mais um patinho tão feio, começava a nascer um nova plumagem em meu corpo, ou seja, algumas coisas começaram a mudar em minha vida, graças ao meu processo de alfabetização.
Nos anos seguintes, comecei a não me sentir um patinho tão feio, mas um patinho com algumas qualidades, fui adquirindo novas palavras e conceitos que me ajudaram a ser e a adquirir o conhecimento que hoje eu tenho. Hoje não me sinto assim, acredito que tudo o que eu apreendi, nesses anos todos me transformaram em um cisne, não tão grande, mas com porte de majestade.
O conhecimento nos transforma em seres altamente corajosos e guerreiros, pois ele nos dá força para enfrentarmos os desafios que a vida nos impõe.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar, para que um dia possamos dizer: “ tudo valeu a pena, se alma não é pequena”.
Aquele patinho feio já não existe mais dentro de mim, hoje sou um cisne e sei dos meus valores e competências, sei que sou capaz de atravessar muitos obstáculos, principalmente em minha profissão e no meu processo de conhecimento.
Tudo que sei, tudo que vi e tudo o que aprendi, valeu e sou feliz por ser o que sou hoje.

Um comentário:

  1. QUE HISTÓRIA BELÍSSIMA.
    TEU TRABALHO APRESENTA A MAGNITUDE DA TUA TRANSFORMAÇÃO DE "PATINHO FEIO" PARA UMA GRANDE PESSOA QUE TRANSFORMASTE.REVENDO AS PALAVRAS DE Augusto Cury (2003, p. 68) “Bons professores cumprem o conteúdo programático das aulas, professores fascinantes também cumprem o conteúdo programático, mas seu objetivo fundamental é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações.” E TU ÉS UMA PROFESSORA FASCINANTE.
    SUCESSO!!!
    09.11.09

    ResponderExcluir