domingo, 13 de setembro de 2009

BRINCANDO DE QUEBRA CABEÇA 08/09/09

Um dos recursos essenciais na procura do conhecimento em geral é a pergunta. As questões que nos fazemos, ou fazemos aos outros, são uma boa medida do nosso interesse e dos caminhos que percorremos, quando queremos aprender alguma coisa. São, afinal, uma forma importante de interação com o mundo.
Para aprender a ler, o aluno tem que conhecer as pistas que o próprio texto oferece ao leitor. Informações que aparecem estampadas no texto, mas que precisam ser descobertas pelo leitor para compreensão global.
Pensando em ensinar a ler para aprender que minha atividade da unidade 15 começou com uma pergunta simples “Qual é o título do texto?”. Separei a turma em pequenos grupos e entreguei-lhes os textos da aula 7 “Brincando de quebra-cabeça”, juntamente com os títulos separados e pedi-lhes que encontrassem os títulos dos textos.
Em princípio achei que iriam demorar a localizarem os títulos, mas tão grande foi minha surpresa, que conseguiram em quinze minutos localizarem os textos com seus devidos títulos.
Após encontrarem o título dos textos, grifei algumas palavras para que localizassem no dicionário.
Corrigimos e usamos as mesmas palavras na confecção de bilhetes para o “Grande concurso de frases sobre drogas” que acontecerá no final do mês de setembro e que faz parte do meu projeto final como uma atividade apresentada.
Assim, ao término do trabalho, desenvolvi no meu aluno a habilidade de compreender a leitura após a investigação prévia do texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário