segunda-feira, 7 de setembro de 2009

SE EU FOSSE VOCÊ...

SE EU FOSSE VOCÊ


SE EU FOSSE VOCÊ EU APRENDERIA A APRENDER
SE EU FOSSE VOCÊ EU APRENDERIA A ENTENDER
SE EU FOSSE VOCÊ EU APRENDERIA A ESCUTAR
SE EU FOSSE VOCÊ EU APRENDERIA A NÃO INCOMODAR

AGORA VAMOS LÁ COMEÇAR A ESTUDAR
AGORA VAMOS VER SE COMEÇOU A ENTENDER
E AGORA VAI VER COMO É BOM APRENDER
E AGORA VAMOS LÁ NA 6ª SÉRIE ESTUDAR

Bruno Luis Alves da Silva - turma 52
Escola Olavo Bilac
28/08/09

A atividade preparada para aula foi muito interessante, primeiramente apresentei o cartaz do filme brasileiro “Se eu fosse você” e questionei-os a respeito das imagens e informações que foram acumulados ao longo da vida e recuperamos para entendê-lo. Datas, sensações, nomes, números e valores.
Quem é o Eu e o VOCÊ neste contexto?
Os alunos fizeram a reflexão a partir dos elementos encontrados com o conhecimento prévio e a multiplicidade de sentidos e das palavras.
Ao questionarmos o texto e localizarmos todos os significados da imagem, fizemos um amigo oculto, mas a revelação tinha que ser uma charada “se eu fosse você” e falaram o que fariam no lugar do outro. Esta atividade gerou discussões, pois alguns não gostaram...um aluno não quis participar, porque de repente se sentiu ameaçado, ou seja, quem são eles para o julgarem...
A partir daí sugeri que escrevessem um poema com o título: “Se eu fosse você” e se imaginassem outra pessoa para poderem escrever o que ela poderia escutar.
A leitura foi ao grande grupo e todos gostaram bastante do que escutaram, as produções ficaram ótimas.

SE EU FOSSE VOCÊ, NÃO GRITARIA
SE EU FOSSE VOCÊ, AMARIA
SE EU FOSSE VOCÊ, BRINCARIA
SE EU FOSSE VOCÊ, CUIDARIA DOS FILHOS.

SE EU FOSSE VOCÊ, SERIA COLORADA
SE EU FOSSE VOCÊ, GOSTARIA DE SER AMADA
SE EU FOSSE VOCÊ, GOSTARIA DE AMAR
SE EU FOSSE VOCÊ, SAIRIA PRA DANÇAR

Tauana M. Portella – turma 52
Escola Olavo Bilac
01/09/09

Um comentário: