segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PARA ORGANIZAR INFORMAÇÕES

PARA ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES – 18/09/09

Esta aula, sinceramente, foi a mais complicada de todas as que eu apliquei até agora. O título da atividade da aula 1 da unidade 20 é “Uma história sem pé nem cabeça” e para as crianças realmente causou dor de cabeça. Foi uma confusão, pois não conseguiam encaixar as informações.
Então, ao observar que eles estavam confusos, comecei a questioná-los sobre as informações que o texto fragmentado possuía e se as mesmas, de alguma maneira, não se encaixavam. Os alunos ficaram confusos, porque eles observaram que as frases, ou informações tinham uma sequência, elas terminavam com palavras que eles conseguiam, em alguns casos, encaixá-las..
Pediram minha ajuda e, eu auxiliei-os indicando as 5 primeiras informações e, a partir daí, conseguiram montar a história.
Foi divertido e demorada a atividade desta unidade...mas ao final conseguiram entender que o texto tem que ter uma unidade, tem que ter coerência, não basta simplesmente jogar frases soltas, sem que elas se encaixem com o contexto.
Ou seja, existem diferentes pistas que colaboram na ordenação dos fatos, que são a pontuação, a concordância e o sentido.

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