terça-feira, 8 de dezembro de 2009

NOSSO LIVRO, GRANDE LIVRO...

Escola Municipal de Ensino FundameNtal Olavo Bilac





HISTÓRIAS DE HOJE E SEMPRE




Autores:
Alunos de 5ª e 6ª série

-2009-










APRESENTAÇÃO


Caro leitor:
Este livro foi escrito para você.
Para você que é curioso, gosta de aprender, de realizar coisas, de trocar ideias sobre os mais variados assuntos, que não se intimida ao dar uma opinião...porque tem opinião.
O objetivo deste livro, foi apresentar uma coletânea das produções de textos criadas pelas turmas 51, 52 e 61 da Escola Olavo Bilac no Município de Imbé no ano de 2009, orientados pela professora Lizandra Streher da Costa.
Além disso, os textos fizeram parte de um trabalho apresentado em um projeto de pesquisa, o qual a professora participou no ano de 2009, o Gestar II.
1 - Errando histórias
Vamos errar de propósito algumas histórias conhecidas para ver do que nossa imaginação é capaz? Então, mãos à obra! Reúna-se com seus colegas e escolham um dos inícios de contos de fadas abaixo, deem asas à imaginação e escrevam a continuação da história
Após a leitura da história clássica da Bela Adormecida para a 5ª série, o professor propôs a elaboração de histórias a partir das propostas abaixo:

• Era uma vez uma menina que se chamava Chapeuzinho Amarelo e morria de medo de lobo.
• No meio de uma floresta densa e escura, viviam felizes quatro porquinhos músicos e cantores.
• E de uma ninhada de patos nasceu um patinho lindo, que era elogiado por sua beleza e inteligência por todos os animais. Um cisne feio e invejoso...
• Na hora do baile real, a irmã mais velha de Cinderela foi à horta apanhar hortelã para mastigar e ficar com o hálito cheiroso. A fada madrinha de Cinderela, por ser míope e ter esquecido os óculos na Terra do Encanto, confundiu a irmã com a afilhada e então...







2 - Histórias ao contrário

Vamos inverter os papéis das personagens e escrever uma história ao contrário?
Após a leitura da história clássica da Bela Adormecida para a 5ª série, o professor propôs a elaboração de histórias a partir das propostas abaixo:

• A Cinderela é tão má e desobediente que deixa a madrasta enlouquecida: não ajuda em casa, vai mal na escola e ainda tenta roubar os namorados das irmãs.
• Branca de Neve é feia e tem uma raiva danada da rainha por ser tão bela e bondosa. Não ouve os conselhos e fez amizade com uma turma da pesada.
• A Bela Adormecida acha que dormir é a chave para ser bela e jovem. Então, em qualquer cantinho e a qualquer hora, ela dorme...dorme...dorme...
• João e Maria não têm coração: abandonaram os pais, velhinhos e sem força para trabalhar, numa rua movimentada de uma grande cidade.
Enfim, este livro foi escrito para você que deseja aprimorar sua capacidade de interagir com as pessoas e com o mundo em que vive.


Um abraço,


Os Autores.
















Cinderela um bebê impossível de nascer

Era uma vez um rei e uma rainha que morava num castelo no topo de uma montanha. Eles tentaram ter um filho ou uma filha, num dia de inverno, estava chovendo muito, apareceu uma velhinha pedindo ao rei e a rainha abrigo e comida. Mas eles recusaram e expulsaram a pobre velha.
Então ela disse que podia ajudá-los a ter um filho e o rei deixou-a entrar e falou:
- Como pode nos ajudar?
- Dando um xarope.
Então o rei e a rainha pensaram e disseram que a velhinha podia passar a noite no castelo. No outro dia perceberam que a velha não estava mais ali.
E o casal pensou que podia ser uma farsa passar a noite no castelo. A velha sentindo-se culpada, voltou ao castelo e pediu desculpas.
O rei abriu a porta e a velhinha de joelhos pediu desculpas. O rei disse:
- Por que estás pedindo desculpas?
- Porque o xarope que dei para vocês era para o bebê do mal.
- Mas fará efeito?
- Sim, mas o efeito da maldade, vai começar aos três anos de idade.
Três meses depois o filho da rainha e do rei nasceu. Para surpresa dos dois era uma menina e deram o nome de Cinderela.
Ela cresceu saudável. Três meses depois o efeito da maldade começou. Aos 5 anos começou responder para os pais, ia mal na escola, não respeitava ninguém.
Então o rei mandou encontra a velha, pois só ela tinha o xarope contra o efeito. Dois dias depois os guardas do rei trouxeram a velhinha e o rei forneceu os ingredientes para fazer o efeito da maldade. Feito o xarope o rei deu para a menina beber.
Então o efeito se reverteu e a menina voltou a ser a bela Cinderela, calma e tranqüila e todos viveram felizes para sempre.

Anderson e Ariel
Turma: 61





CHAPEUZINHO VERMELHO


Era uma vez uma menina que se chamava Chapeuzinho Amarelo e morria de medo de lobo.
Naquela manhã Chapeuzinho Amarelo sentiu vontade de visitar seu avô na cidade. Chegando lá viu várias pessoas comentando que o lobo estava na casa de um senhor, Chapeuzinho Amarelo assustada correu para casa de seu avô para perguntar se ele sabia dessa história.
Quando chegou à casa de seu avô viu o lobo sentado no sofá conversando com o velho avô. Assustada, a menina começou a gritar socorro aos vizinhos. Os vizinhos assustados com todos aqueles gritos, quiseram saber o que havia acontecido e ela contou tudo. Quando os vizinhos entraram na casa para pegar o lobo, o avô sem saber, perguntaram porque todos estavam invadindo a casa deles.
Os vizinhos disseram que eles queriam pegar o lobo. O vovô disse que não era para pegar o lobo, pois ele só estava fazendo uma entrevista e que o lobo era um repórter.
Os vizinhos estavam muito bravos com Chapeuzinho, porque ela tinha feito aquela gritaria em vão. Mas ela explicou que não sabia que se tratava de uma entrevista.
Depois de tudo resolvido todos viveram felizes para sempre.


Helen Soares, Thainá Flor e Alex dos Santos
Turma 52
















DEU A LOUCA NA FADA


Na torre mais alta na Terra do Encanto, havia um baile no castelo real em que todos estavam convidados.
Estava indo tudo bem, de repente Cinderela lembrou-se de que havia de escovar os dentes, mas não faria gargarejo. Então pediu para sua irmã mais velha pegar um chá de hortelã, para poder mastigar.
Na hora do baile, a irmã mais velha de Cinderela foi à horta apanhar hortelã para a irmã mastigar e ficar com hálito cheiroso. A fada madrinha de Cinderela, por ser míope e ter esquecido os óculos na Terra do Encanto confundiu a irmã com a afilhada, então deu uma confusão e tanto e a fada lhe perguntou:
- O que vai me pedir hoje, minha afilhada?
- Afilhada, eu? Eu sou a bela a irmã mais velha de Cinderela e ela me pediu para buscar hortelã.
- Bela, desculpe! É que eu me esqueci de pegar meus óculos e agora estou confundindo as pessoas e as coisas.
Horas depois, Bela foi até o castelo entregar a hortelã a sua irmã e lhe disse :
- Acabei de ver sua madrinha e ela estava doente, disse que estava míope!
- Míope!
- Míope deve ser uma doença muito grave - disse Bela
- Míope não é doença e sim um problema que dá no olho e tudo mais...
No fim de tudo Cinderela e Bela ficaram ali rindo e viveram dali em diante.



Karoline, Mateus e Fabio Junior
Turma 52











OS QUATRO PORQUINHOS E O LOBO



No meio de uma floresta, no norte dos Estados Unidos, densa e escura, viviam felizes quatro porquinhos músico e cantores.
O nome do mais velho era Mekelangio, o segundo se chamava Rock, o do meio Kazusa e o caçula Michel suíno, juntos eles formavam os suínos Faives e faziam muito sucesso por onde passavam.
Um dia apareceu um Lobo guitarrista que tocava um Rock legal e sentia uma inveja muito grande dos suínos Faives, porque eles faziam mais sucesso que o Lobo.
O Lobo guitarrista tentou matar os suínos Faives, mas não conseguiu e pediu desculpas.
Os quatro irmãos músicos e cantores desculparam o Lobo guitarrista e ainda o convidaram a entrar na banda., como compositor e guitarrista, e todos viveram felizes para sempre.



Pámela, Diuliane, Emerson e Bruno
Turma 52

Nenhum comentário:

Postar um comentário