quarta-feira, 8 de julho de 2009

2ª atividade do GESTAR II


2ª atividade do GESTAR II

Todo pensamento vem expresso por uma linguagem. Pode-se, por isso, dizer (simplificadamente) que tudo é linguagem. As diferentes formas de conhecimento se expressam através de um tipo de linguagem que se manifesta num texto. È a linguagem que determina o tipo de texto que se deseja escrever, razão por que se diz que um texto pode ser literário ou não-literário.
Partindo desse princípio a 2ª atividade escolhida para aplicação com a 5ª série foi um texto literário que esta dentro da nossa história de vida, de história . Trabalhei com o gênero poético, o cordel.
Para entender esse gênero, lemos as estrofes iniciais do texto “Satanás trabalhando no roçado de São Pedro” e, após a leitura, passei uma caixinha ao som de uma música, quando parava, o aluno tirava uma cartela, que continha uma explicação, relato ou observação sobre esse gênero que teve origem em Portugal, na Idade Média.
Conversamos sobre “cordel”, que relação poderíamos fazer com o nosso folclore e a conversa se estendeu as nossas trovas que fazem parte do folclore do Rio Grande do Sul, que se assemelham a Literatura de Cordel.
Os alunos participaram bastante contando causos que eles conheciam e, a partir daí, pedi-lhes que produzissem uma trova intitulada “Grande Festa no arraial do Olavo Bilac”, eles adoraram o título e saiu lindos poemas, que foram pendurados em “cordas”, fazendo referênciaendo referdurados em cordas ilaca intitulada " eles conheciams trovas que fazem parte do folclore do Rio Grande do Sul, que ao texto trabalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário