terça-feira, 21 de julho de 2009

BALAS PARA CRESCIMENTO

4ª atividade – GESTAR II 17/07/09

Segundo Volnyr Santos “Um texto diz mais do que diz”, na proposta de discutir a questão textual, é importante lembrar que a leitura de um texto necessariamente é única, ou seja, é possível encontrar numa narrativa, por exemplo, informações que, aparentemente, fogem ou ao interesse, ou à atenção, ou simplesmente ao desconhecimento do leitor e, muitas vezes, ao domínio do próprio redator do texto.
E, ao iniciar a 4ª atividade, primeiramente, necessitava que os alunos trouxessem “bulas de remédio” e, durante a aula, analisamos os textos e o tipo de texto exposto numa “bula”: Qual o objetivo do texto? A quem se dirige? Que tipo de verbos é empregado nesse texto? Quais as partes de uma bula de remédio? Quais são as expressões que indicam as seqüências das ações?
Após todos os questionamentos, distribuí balas coloridas “rosa, branca, vermelha, verde, amarela, azul”, cada aluno escolheu uma bala, estavam desconfiados, com medo, pedi que comessem, mas alguns não o fizeram, ficaram com medo, achavam que tinha alguma coisa por trás da proposta, outros não, fizeram o que eu pedi sem restrições. Foi muito engraçado, sentir aquela desconfiança no ar...
E, seguindo com a proposta entreguei o texto “Balas para crescimento” e, conforme eu lia, eles começaram a se tranquilizar e aqueles que não haviam comido, aceitaram a bala como um agrado, pois se tratava de uma brincadeira.
Conversamos sobre o texto, se ele se assemelhava as bulas de remédio, eles acharam engraçado, no entanto mais fácil de entender, gostaram bastante da atividade proposta e lancei um desafio: que eles confeccionassem algum remédio e apresentassem qual a serventia ao ser humano, eles toparam.
Escrever não é uma atitude que se esgota no simples gesto de organizar algumas linhas nas quais certas idéias tomam corpo. Escrever é ter uma posição definida em relação ao que se pensa. Mas não é só isso. É necessário também que se reforce, junto com essa idéia, a convicção de que, com a expressão daquilo que se pensa, se estabelece uma forma de intercâmbio social e, ao mesmo tempo, um diálogo com o mundo cultural que nos envolve e do qual somos parte.

2 comentários:

  1. Belíssimo trabalho!!
    Os teus relatos expressam o teu carinho, respeito, responsabilidade e seriedade.Este trabalho faz a diferença no fazer pedagógico !Estou orgulhosa! BEIJOS!!
    FABI

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  2. Quem é autor do texto "Balas para crescimento"?

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